top of page

O que é uma forma de rosca padronizada?

Você sabia que há várias formas de rosca padronizadas que oferecem diferentes folgas, tolerâncias e designações para uso com parafusos, porcas e fixadores?

A forma de rosca mais antiga é a British Standard Whitworth (BSW), desenvolvida por Sir Joseph Whitworth em 1841. Esta forma de rosca é caracterizada por um ângulo com perfil de 55° com um arredondamento da crista e uma raiz a uma altura de 1/6 do triângulo fundamental.

British Standard Fine (BSF) é uma rosca usada em conjunto com a BSW quando são necessários passos mais finos. O British Standard Pipe (BSP) possui um perfil Whitworth com dois tipos diferentes, paralelo (BSPP) e cônico (BSPT). Estas formas de rosca são comumente usadas para aplicações de fluido, como bombas d'água e válvulas de radiadores.

Willem Wittebol

Embora tenham sido estabelecidas no século 19 , as formas de rosca ainda são amplamente usadas nos dias de hoje. Com o desenvolvimento da tecnologia moderna, a criação das roscas passou de machos e matrizes a insertos intercambiáveis.

A Dormer Pramet, por exemplo, lançou recentemente uma nova classe T8010 para aplicações de torneamento de rosca e nossos insertos podem ser usados na produção de formas de rosca BSW, BSF e BSPP. Esta variedade de insertos tem perfil parcial ou cheio.

Um perfil parcial conclui apenas a raiz da rosca e não toca na crista. O mesmo inserto de perfil parcial pode ser usado para criar roscas com qualquer passo e ângulo de rosca comum (ex.: 55°). Ele tem um pequeno radio de canto na raiz adequado para o menor passo possível.

É necessário uma operação adicional para concluir o diâmetro externo e interno. A principal vantagem é a redução de custo pois não há necessidade de um inserto diferente, porém, não é adequado para produção em massa.

Um inserto de perfil cheio conclui a rosca – a raiz e a crista. Cada passo de rosca exige um inserto diferente, oferecendo melhor precisão dimensional e uma rosca com bom acabamento e sem rebarbas.

Além disso, a Dormer Pramet oferece uma linha de insertos para roscas UN e NPT. Estas formas de rosca foram padronizadas em 1945 nos EUA, Canadá e Reino Unido. Os diâmetros básicos são praticamente os mesmos da BSW, mas o ângulo de perfil de 60° com picos arredondados e vales diferentes teve origem na rosca Seller, designada pelo nome de seu inventor, William Sellers em 1868.

Willem Wittebol

Gerente de educação técnica

Dormer Pramet

bottom of page