top of page

A fábrica do futuro – Indústria 4.0


Atualmente, o conceito da Indústria 4.0 é o assunto mais comentado na comunidade industrial. A tecnologia está afetando todas as etapas do processo de manufatura eà medida que ela se desenvolve, essa onda de automação e digitalização é chamada de "Indústria 4.0" - a quarta revolução industrial.

As maiores contribuições que os fabricantes podem dar estarão na robótica, na Inteligência Artificial (AI) e na digitalização da "Internet das coisas". Dados mais precisos e robôs inteligentes aumentarão a produtividade da fábrica ao mesmo tempo em que reduzirão os custos e os problemas de qualidade.

Na Dormer Pramet, vemos a Indústria 4.0 como uma excelente oportunidade que pode afetar positivamente nossos indicadores de produção e nos trazer uma vantagem competitiva.

Nas palavras de Henry Ford: “Se fizer o que sempre fez, você terá o que sempre teve.” Para atingir nosso potencial máximo, precisamos continuar incorporando novas tecnologias.

Marek Kotrlý

Nossa jornada até as "Fábricas inteligentes" começou em nossas plantas de produção nas cidades de Šumperk e São Paulo. Começamos a analisar as possibilidades, criar planos, conversar com possíveis parceiros, fornecedores e colegas, bem como visitar outras instalações de manufatura em diferentes segmentos industriais.

Alguns projetos importantes que envolvem o uso de robôs e automação já começaram. Não há um conceito único para implementar a Indústria 4.0, uma vez que será um processo de aprendizagem. Nosso objetivo não é gastar quantias exorbitantes de dinheiro e sim ser mais inteligentes e usar as ferramentas disponíveis com maior impacto.

Em alguns casos, seria suficiente que os operadores usassem os softwares Office 365 de forma mais inteligente para melhorar a comunicação entre os turnos da fábrica. Em outras áreas, será necessário fazer investimentos, treinamentos e projetos mais amplos com a colaboração de parceiros externos.

Adotar novas tecnologias em nosso processo de produção será uma jornada interessante e desafiadora. Está claro que precisamos enriquecer nossas excelentes competências técnicas em ambas as instalações, aprofundando o conhecimento na área digital, o que nos trará várias oportunidades novas e melhorias.

Marek Kotrlý

Diretor de produção

Dormer Pramet

bottom of page