top of page

As maiores turbinas reversíveis de água da Europa estarão na Cutting Days


Na montanha de Jeseníky, a 25 km ao norte de Šumperk, encontra-se uma maravilha industrial: a usina hidrelétrica de armazenamento de energia por bombeamento de Dlouhé Stráně.

Lá estão as maiores turbinas reversíveis de água da Europa, que pertencem à hidrelétrica Dlouhé Stráně concluída em 1996, ao todo, foram quase 20 anos.

Os visitantes da Cutting Days 2017 terão a oportunidade de ver esse lugar único, além de aprender mais sobre produtos Dormer Pramet para segmentos específicos, incluindo para geração de energia.

Composta por dois reservatórios, sendo um no topo da montanha Dlouhé Stráně, a uma altitude de 1.350 m, a usina hidrelétrica conta com uma extensa caverna subterrânea com turbinas.

A caverna, que estará aberta para visitação durante nosso tour, abriga duas turbinas reversíveis Francis com 24 m de altura e com potência de saída de 325 mW.

Você sabia?

  • O asfalto usado para isolar o reservatório superior foi importado da Albânia – ele resiste a temperaturas que variam de -30 a +60 °C.

  • O reservatório superior pode ser acessado por um túnel de serviço de 2.400 degraus, que passa por dentro da montanha.

  • A construção da usina hidrelétrica custou 6,5 bilhões de coroas tchecas (CZK) e o retorno sobre o investimento ocorreu em sete anos.

  • O reservatório superior tem um volume total de 2,7 milhões de m3, enquanto a capacidade do reservatório inferior tem volume total de 3,4 milhões de m3.

  • A caverna das turbinas, localizada nas profundezas da montanha, mede 87,5 m x 25,5 m x 50 m.

  • A usina hidrelétrica subterrânea está conectada ao reservatório superior por duas tubulações de alimentação com diâmetro de 3,6 m, sendo uma com comprimento de 1.547 m e outra com 1.499 m.

Radek Hudos

bottom of page