Follow us
  • Black LinkedIn Icon
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram

O que é o passo diferencial em fresamento?

Tuesday, November 12, 2019

 

O passo diferencial é a distância irregular entre o dente dentro de uma fresa. Esse desenho reduz a vibração e reduz o ruído entre a máquina, a ferramenta e a peça de trabalho.

 

Geralmente, as fresas têm dentes regulares distribuídos de maneira uniforme. Porém, para aumentar a produtividade, principalmente em operações de fresamento 90°, é importante minimizar os riscos de trepidação.

 

Estudos científicos mostraram que a estabilidade da operação de fresamento melhora quando o espaçamento entre os dentes não for igual.

 

Por que?

 

A vibração é gerada devido às interações dinâmicas entre a ferramenta de corte e a peça de trabalho. Isso pode acontecer até mesmo em máquinas-ferramentas de última geração. A trepidação pode se desenvolver, mesmo em velocidades muito baixas, que são usadas com frequência para suprimir a vibração durante a usinagem.

 

Além de seu efeito negativo sobre a vida útil da ferramenta, a trepidação deixa marcas na superfície, exigindo operações adicionais, geralmente manuais, para serem removidas, reduzindo a produtividade, aumentando os custos e tornando a qualidade do produto inconsistente.

 

Para eliminar a trepidação em sua operação de usinagem e melhorar as taxas de remoção de metais, as altas velocidades do fuso são usadas com fresas de passo regular. Todavia, isso não é possível em muitas operações porque a velocidade necessária pode não estar disponível na máquina-ferramenta usada pelo cliente.

 

As fresas com passo diferencial oferecem melhorias significativas em estabilidade quando a velocidade for limitada. O novo programa de fresas SSN11 da Dormer Pramet para fresamento de alto avanço, por exemplo, tem esse recurso de design incluído em sua faixa de diâmetro a partir de 40 mm. 

 

 

 

 

Willem Wittebol

Gerente de educação técnica

Dormer Pramet

 

Please reload